11 Melhores Pedais de Overdrive Nacionais em 2024

Já se foi o tempo em que os guitarristas brasileiros em obrigados a recorrer a equipamentos gringos para conseguir um bom timbre.

Hoje existem diversas empresas no Brasil entregando pedais com uma qualidade que não deve nada às grandes marcas internacionais.

Confira a seguir quais são os melhores pedais de overdrive nacionais.

1. Clairvoyant – Velouria FX

A Velouria FX é conhecida por criar pedais para quem gosta de experimentar um pouco mais no seu som, principalmente com o uso de reverbs, mas também acerta muito quando faz pedais mais simples. Se é que dá pra dizer que tem algo de simples no som desse pedal aqui.

O Clairvoyant foi desenvolvido para ser o overdrive mais versátil da linha da Velouria FX, se encaixando em praticamente qualquer board e em qualquer função. Ele pode ser usado tanto como um drive de primeiro estágio, low gain, como também chegar a um segundo estágio de ganho, com mais punch, e atingir até níveis de distorção mais pesados e insanos.

Esse pedal que foi inspirado no circuito do Fulltone OCD e desenvolvido para ser um Marshall-in-a-Box da Velouria foi muito além da proposta e abre um leque impressionante de possibilidades com os seus controles de Gain, Boost e Bass.

O guitarrista Pedro Bernardi gravou o que talvez seja a melhor demonstração do que esse pedal é capaz de fazer. Confira no vídeo a seguir.

2. Helios Overdrive – VTR Effects

E já que o assunto é versatilidade, o Helios Overdrive é uma excelente opção para quem procura um pedal analógico para ter no board.

Esse pedal da VTR Effects conta com 6 modos de clipagem que oferecem diversas possibilidades para o seu timbre, desde sutis saturações até drives intensos, proporcionando uma resposta dinâmica e orgânica.

Além de um som tão lindo quanto o design do pedal, o Helios Overdrive conta também com uma conexão USB para realizar atualizações de firmware, que incluem novas funcionalidades, além de possibilitar o salvamento dos seus presets.

Ouve só a sonzeira que dá pra fazer com esse pedal no vídeo de demonstração feito pela VTR.

3. White Sugar – Aura Amps

Voltando a falar sobre Marshall-in-a-Box, a Aura Amps também conta com um pedal fantástico para quem busca um pedal de overdrive na pegada desses amplificadores icônicos.

Com 6 knobs (Gain, Level, Bass, Mid, Treble e Power), um boost independente que adiciona muito ganho e a possibilidade de utilizar fontes tanto de de 9v quanto de 18v, o White Sugar foi desenvolvido par chegar nos timbres clássicos do JCM800 e do Marshall Plexi.

O som potente dos amplificadores Marshall é buscado por muitos guitarristas e dentre as diversas tentativas de colocar esse som dentro de um pedal, a Aura Amps oferece uma das melhores alternativas aqui no Brasil.

Confira uma demonstração desse pedal gravada pelo guitarrista Fabian Lopes.

4. 22-03 BRIC – Utopia FX

A Utopia FX é outra empresa brasileira que buscou recriar a textura e os sons do lendário Marshall JCM800 em seus pedais.

O 22-03 BRICK leva esse nome porque o código desse amp que foi o primeiro da Marshall lançado com Master Volume, em 1975, era justamente 2203.

Um dos guitarristas acostumados com o timbre desse amplificador é Guilherme Spilack, que participou do processo de criação junto com a equipe da Utopia FX. O resultado foi um pedal com a inconfundível “mordida” dos amplificadores Marshall, compressão e textura característicos do lendário amplificador quando utilizado com o Master Volume próximo do 7, e dinâmica de sobra, limpando no volume da guitarra ou com a força da palhetada mesmo quando o ganho está no máximo, assim como no amplificador que lhe serve de inspiração.

Confira uma demonstração gravado pelo próprio Spillack.

5. Makkina Odb 2.0 – SamTone Effects

Outro pedal nacional que é inspirado em dois Marshall diferente é o Makkina Odb 2.0, da SamTone Effects.

Esse é um pedal de overdrive com dois canais bem completo, contando também com boost de volume independente que pode ser usado mesmo quando o drive do Makkina estiver desligado; send/return, que possibilita criar um loop de efeitos, permitindo mudar o posicionamento dos pedais e deixar o boost de volume por ultimo na cadeia de sinal e uma chave de clipagem, que adiciona mais um diodo na distorção, dando uma leve comprimida no som.

O canal Low é baseado no som do Marshal Bluesbreaker, enquanto o canal High busca uma sonoridade de Marshall Plexi.

O guitarrista Alexandre Almeida disponibilizou em seu canal do YouTube um overviews bem bacana desse pedal. Confere aí.

6. Cold Shot – Tone Ink

Agora, se ao invés desse som clássico dos amplificadores Marshall, o que você busca é um overdrive mais transparente, a Tone Ink tem uma opção bem interessante em seu catálogo.

O Cold Shot é um ovedrive low gain da Tone Ink, perfeito para quem busca a sonoridade de mestres desde Stevie Ray Vaughan e John Mayer, passando por Eric Clapton até Robben Ford ou Larry Carlton.

O circuito desse pedal foi projetado para proporcionar versatilidade e um voice ajustável, podendo escolher corte de médio em 3 regiões distintas para se aproximar da sonoridade dos amps mais tradicionais Dumb (200Hz), Marsh (700Hz) e Twin (500Hz), além de contar com uma chave que oferece três tipos de clipagem semelhantes ao Morning Glory, Tube Screamer 808 e Klon.

Confira uma demonstração desse que é uma das melhores escolhas para quem busca um pedal de primeiro estágio, gravado pelo guitarrista Victor Young.

7. John Doe MK-2 – Trefilio Pedais

Ainda na vibe dos overdrives mais transparentes, a Trefilio Pedais tem um pedal com uma proposta bem particular.

O John Doe é um pedal low gain baseado no clássico amplificador Steel String Singer, fabricado pelo lendário Alexander `Howard` Dumble, e possui uma textura única característica desse amp, capaz de recriar timbres de grandes nomes da música como Stevie Ray Vaughan, Santana e John Mayer.

Com apenas 3 knobs (Volume, Tone e Gain), o John Doe é uma exelente alternativa para quem quer um som um pouco mais limpo mas sem perder a personalidade.

Sem contar que essa característica de ser um overdrive mais leve, faz com que ele possa atuar também como um boost clean.

8. Aristocrat Black – Darta Effects

Um timbre clássico muito procurado por guitarristas de diferentes gêneros musicais, é o do Tube Screamer, da Ibañez, em especial o modelo 808, lançado nos anos 1970 e considerado por muitos como o pedal de guitarra definitivo. E é nesse pedal que se baseia o Aristocrat, da Darta Effects.

Além dos controles de Tone, Drive e Level, esse pedal com conta com uma chave de graves (normal/bass+/bass++) para aumentar ou diminuir a quantidade das frequências baixas antes do pedal começar a saturar, além de uma chave com duas opções de clipagem (simétrica/assimétrica).

Se você está em busca desse timbre clássico que foi popularizado nos anos 80 por Stevie Ray Vaughan, esse pedal da Darta Effects é uma das melhores opções produzidas no Brasil, atualmente.

Confira a seguir uma demonstração desse pedal que deixa muito guitarrista de boca aberta.

9. Tube Screamer – Zen Effects

E já que é pra falar de Tube Screamer, vamos conferir outra opção nacional bem interessante, que é o pedal da Zen Effects que leva o mesmo nome do original.

Praticamente toda marca de pedal, em algum momento, tenta fazer um pedal baseado no TS808, e a Zen Effects acertou muito nesse pedal aqui, quer assim como o anterior, também conta com duas chaves, alem dos knobs de Drive, Volume e Tone: uma dedicada o controle de graves (que geralmente são cortados pelo pedal da Ibañez), e outra com três opções de clipagem.

Confira uma demonstração do som que é possível tirar desse pedal no vídeo gravado pelo guitarrista Fabian Lopes:

10. Tone Creamer – Tone Ink

Agora, se você gosta desse som do Tube Screamer mas está na dúvida se busca um som parecido com ele ou algum outro timbre clássico, a Tone Ink pode ter a solução.

Ao olhar para um pedal com essa cor, imediatamente reconhecemos que ele é baseado nos TS, mas a Tone Ink decidiu ir além e decidiu colocar nesse pedal características de outros overdrives clássicos, como o BB Preamp, RC Booster, King of Tone e mais.

Através de duas chaves de seleção (Heat e Cream), com 3 posições cada, é possível fazer diferentes combinações de timbres clássicos com esse pedal, o que faz com que ele não soe apenas como um clone, mas te permita criar novos sons a partir desses sons que já estamos acostumados.

Confira no vídeo abaixo uma análise do pedal gravada pelo guitarrista Pedro Bernardi:

11. Albino Rhino – Krozz Devices

Se você gostou da ideia de um Tube Screamer que não é exatamente um Tube Screamer, a Krozz Devices tem um pedal que vai chamar a sua atenção também.

Albino Rhino é um overdrive que tem como ponto de partida um circuito baseado nos TS, mas passa longe de ser um clone, apesar de possibilitar ser utilizado como um. O Albino Rhino traz muito mais possibilidades que o pedal original.

Esse pedal conta com dois modos de operação: o “Tame”, onde ele funciona como um low-gain de característica mais limpa e comprimida, e o “Wild”, onde ele passa a agir como um mid-gain ou até um high-gain, a depender da posição do knob de ganho, com timbres que vão desde o som de um “breakup” de amp até uma distorção fuzzeada, sendo ideal para grunge, stoner, e alguns estilos de metal que requerem drives mais “sujos”.

Talvez apenas ouvindo o que esse pedal é capaz de fazer que vai ficar claro tudo isso que foi dito. Então assista esse vídeo do guitarrista Guilherme Spilack:

Leave a Comment